Como pedir reembolso?
- Priscila S. Scalabrin

- 29 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de set. de 2021
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é a instituição que regulamenta as Operadoras de planos de saúde. De acordo com a Resolução Normativa - RN no 428 (de 7 de novembro de 2017), há garantia de cobertura de psicoterapia.
A quantidade de sessões que cada plano disponibiliza varia de acordo com o plano e com a gravidade do transtorno psicológico descrito pelo médico. Após uma análise do
encaminhamento médico a operadora sinalizará a quantidade de sessões disponíveis.
Passo a passo
1. Entender qual o valor do reembolso por sessão de psicoterapia
O valor referente a restituição das sessões varia de acordo com a operadora de plano de saúde. Deste modo, consulte seu contrato ou entre em contato com a Central de Atendimento para verificar o valor referente
ao seu plano.
Além disso, é importante compreender quais os procedimentos tanto para enviar o encaminhamento médico e os recibos dos atendimentos, quanto para receber o reembolso.
2. Avaliação médica e encaminhamento
É comum os planos de saúde solicitarem um encaminhamento médico para realizar o reembolso. Você pode agendar uma consulta com o médico de sua preferência e solicitar o encaminhamento para psicoterapia. É fundamental que esse documento seja datado, pois tem validade. O encaminhamento deve ter CID (ou seja, um diagnóstico da Classificação Internacional de Doenças) e deve ser carimbado com o CRM do médico legível.
A avaliação médica é importante não só por causa do encaminhamento, mas também para investigar alguma questão orgânica que possa estar presente (desequilíbrios hormonais ou de vitaminas, por exemplo).
3. Agende sua consulta com um psicólogo
Para agendar, clique aqui.
4. Solicite o recibo
Converse com seu psicólogo sobre a necessidade de recibo referente ao pagamento das sessões. Os recibos, geralmente, são entregues no final de cada mês.
5. Realize o pedido de reembolso com o plano de saúde
Cada operadora tem um procedimento específico, siga os procedimentos indicados pela operadora do seu plano de saúde. Após um prazo de análise pela operadora o reembolso será realizado.





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